"Então, falando ele estas coisas em sua defesa, Festo disse em alta voz:
Estás louco, Paulo! As muitas letras te levam à insanidade!"
(Atos dos Apóstolos 26.24)

terça-feira, fevereiro 23, 2010

BATE-PAPO ENTRE AMIGOS SOBRE O FASCINANTE FENÔMENO ÓVNI

Enviei a mensagem abaixo por e-mail para o meu amigo Renato Jover. Ele me havia repassado um artigo que mencionava um encontro promovido pela Igreja Católica em 2009 para tratar de Astrobiologia.[1] Renato perguntava a minha opinião sobre o texto. Foi então que lhe escrevi as seguintes "letras", as quais publico com algumas correções e acréscimos:


Caro amigo Renato,

Desde que lembro, sou interessado em mistérios. Óvnis, casas mal-assombradas, lendas de assombração, essas coisas sempre me cativaram ("Arquivo X" é a minha série de TV favorita!). Quando adolescente, lia e conversava sobre essas coisas com avidez, não sem uma ponta de ceticismo. Todavia, geralmente deparava-me com pessoas nada dispostas a discutir esses assuntos, considerando-se talvez "adultas e esclarecidas demais" para dar lugar à imaginação e à fantasia.

Com isso, não quero dizer que se deva ser completamente crédulo quanto a coisas como essas, mas considerá-las como objeto para pesquisa e esclarecimento. O fenômeno dos objetos voadores não identificados já foi, parece-me, tratado com mais seriedade em anos passados, principalmente nos Estados Unidos. Entretanto, tenho a impressão de que vem perdendo gradativamente o interesse de pesquisadores sérios, quando muito limitando-se à divulgação, sem análise, de fotografias e a uma mescla com ideias de cunho (pseudo)religioso.

Não deixa de ser intrigante que, como alegam os meios de comunicação "especializados", ocorram tantos avistamentos todo ano e até hoje supostamente não tenha sido apresentada uma prova concreta de que estamos sendo visitados por seres de outros planetas ou de outras dimensões. O conhecimento que temos hoje do universo também dificulta bastante admitir a possibilidade de tanta atividade extraterrena em nosso planeta, uma vez que, mesmo com a (ainda impossível) capacidade de viajar à velocidade da luz, uma nave tripulada não conseguiria atravessar as distâncias descomunais no espaço até encontrar uma outra civilização. Sondas e sinais de rádio foram enviados e o silêncio lá fora permanece, nenhuma resposta.

Diante disso, pergunto-me: O que será o fenômeno óvni? Encontros casuais de pessoas com projetos (humanos) secretos de veículos, os quais, por serem até então desconhecidos do público, são vistos como naves extraterrestres, interpretação que ocultaria ainda mais esses segredos? Muito já se falou e especulou sobre isso. E faz certo sentido porque, nas décadas de 40 e 50, quando o fenômeno tornou-se mais recorrente nos EUA, ocorreram várias mudanças políticas no globo – a 2ª Guerra, a corrida armamentista, a Guerra Fria –, acelerando, inclusive, o desenvolvimento da tecnologia bélica e nuclear.

E o que dizer das abduções por alienígenas? Há profissionais de saúde que tentam entender o que ocorre com as pessoas que dizem ter sido levadas por seres estranhos e sofrido todo tipo de experimento biológico, inclusive sexual. É o caso, por exemplo, do pesquisador David Jacobs, professor de História americana do século XX na Universidade de Temple, na Filadélfia, o qual apresenta registros dos casos que investigou no livro A vida secreta. Tudo isso terá realmente acontecido? Ou seria uma atualização dos distúrbios da psiquê descobertos por Freud no início do século XX?

Não sei. Ultimamente, vem sendo falado que os organismos da Aeronáutica de alguns países da Europa abririam seus arquivos sobre relatos de óvnis para o público.[2] Será que realmente existirá lá material que não possa ser explicado? Eu gostaria de acreditar nos óvnis. Reconheço, de tudo que li, haver pessoas com credibilidade que não teriam por que inventar histórias sobre aparições no céu. Portanto, não descarto a possibilidade, embora esteja inclinado a pensar que haja explicações bem naturais para certos fenômenos "inexplicados".

Quanto à existência de vida em outros planetas, sei que é estatisticamente impossível que o nosso seja o único mundo habitado.[3] Os astrônomos vêm descobrindo evidências no universo da realidade de condições capazes de proporcionar o surgimento da vida. Pode ser que lá fora tenham florescido bem antes que nós outras civilizações (o universo tem cerca de 14 bilhões de anos!), mas estas encontrar-se-iam separadas da gente a tal ponto que o contato não seria (até o momento) viável.

Sobre a interpretação teológica cristã a respeito de prováveis outros mundos habitados por organismos inteligentes, podemos dizer, a partir da fé, que sua existência seria obra de Deus através do Logos (a Palavra) que estava com Deus antes que tudo existisse, conforme o Evangelho de João (1.1-4). Esse documento considera que Deus (entenda-se, o Deus judaico-cristão segundo a fé judaico-cristã) criou tudo por meio do Logos (o judaísmo falará da Sabedoria, a primeira obra do Criador; cf. Provérbios 8.22-31), o qual se tornou ser humano em Jesus de Nazaré.

Ficam as questões: o que os habitantes dessas civilizações demonstrariam como traços de sua origem divina? De que modo desenvolvem suas relações pessoais? Qual será a sua ética? Possuem também, em sua essência, a possibilidade e a facticidade da corrupção?

É possível que a humanidade ainda tenha que aguardar muito...

Um abração!!!!

Ruben


Notas:

[1] Sobre esse evento, cf. http://www.gaudiumpress.org/view/show/10690-vaticano-encerra-semana-de-astrobiologia. Acesso em em 22/02/2010.

[2] http://www.dw-world.de/dw/article/0,,4789740,00.html. Acesso em 23/02/2010; http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1534451-EI301,00.html. Acesso em 23/02/2010.

[3] http://www.cienciamao.if.usp.br/aliens/drake.php. Acesso em 15/02/2010; http://ciencia.hsw.uol.com.br/programa-seti2.htm. Acesso em 15/02/2010.


Referências Bibliográficas:

JACOBS, David. A vida secreta: relatos cientificamente documentados de casos de sequestros por alienígenas. Trad. Carlos Araújo. Rio de Janeiro: Editora Rosa dos Tempos. 350 p. Coleção "Tendências do milênio", n. 3.

http://www.cienciamao.if.usp.br/aliens/drake.php. Acesso em 15/02/2010.

http://ciencia.hsw.uol.com.br/programa-seti2.htm. Acesso em 15/02/2010.

http://www.dw-world.de/dw/article/0,,4789740,00.html. Acesso em 23/02/2010.

http://www.gaudiumpress.org/view/show/10690-vaticano-encerra-semana-de-astrobiologia. Acesso em 22/02/2010.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1534451-EI301,00.html. Acesso em 23/02/2010.

2 comentários:

Hermes C. Fernandes disse...

Olá Rubem!

Parabéns pelo belo trabalho apresentado aqui no blog. Já estou seguindo!

Aproveito pra lhe convidar a conhecer meu blog, e se desejar também segui-lo, será uma honra. Seus comentários também serão sempre bem-vindos.

www.hermesfernandes.blogspot.com

Te espero lá!

Gleucia Maria Webster. disse...

Olá!!!
Estou lhe fazendo uma visita e apreciando seu Blog.
Abraço.