"Então, falando ele estas coisas em sua defesa, Festo disse em alta voz:
Estás louco, Paulo! As muitas letras te levam à insanidade!"
(Atos dos Apóstolos 26.24)

segunda-feira, outubro 30, 2006

Zoando, mas falando sério: uma reflexão sobre o texto "O Ateu" que o Romão me mandou.

Com esse texto você acabou de assassinar o cristianismo que você mesmo defende. O texto afirma que:

1 - Deus só leva em consideração as pessoas que acreditam nele.
Jesus, por outro lado, segundo o quarto evangelista (se bem que não há clareza se ele atribuiu ou não essas palavras a Jesus), teria dito que Deus amou O MUNDO e, por isso, deu o seu único Filho para que a VIDA ETERNA (posto que o milagre da vida Ele o deu a todos) seja alcançada por aqueles que crêem. O NT nunca disse que A RESPEITO DESSA VIDA AQUI haveria mais ou menos privilégios para um ou outro, que esse ou aquele seria mais ou menos objeto da atenção do SENHOR. Além do mais, o amor de Deus não é absolutamente dado depois de alguns seres humanos terem crido, mas bem antes, independente de crerem ou não. O crer no Filho para ter a vida eterna é uma oportunidade dada ao mundo que foi amado por Deus antes!

2 - Deus não suporta os ateus.
Jesus, segundo o Evangelho de Lucas, teria, ao contrário, se enfurecido com os seus seguidores por não aceitarem eles que alguém não recebesse Jesus e se posicionasse, assim, contra a verdade absoluta deles, que eles acreditavam ser aquele homem magnífico que seguiam. Eles até acreditavam que Deus poderia atender o seu pedido, como supostamente atendera ao de Elias, de mandar descer fogo do céu e consumir aqueles insolentes (olhe só que fé, que piedade!). Jesus os repreende por não saberem a que espírito pertenciam (ué, mas não estavam seguindo Jesus?), e não concorda que o fogo do céu seja o destino daqueles que não o receberam. E aí vem você e mostra Deus autorizando um urso a acabar com aquele que não acreditava. Pior, Deus mesmo torna o urso cristão!!! Acho que o urso não matou só o ateu, não. Acho que matou Jesus junto...

3 - Deus tem mais prazer com a verdade do que com a vida.
No seu texto Deus faz milagres - o tempo parar, o rio estacionar, o urso falar e, ainda por cima, orar! - para condenar à morte um coitado que estava simplesmente usufruindo o direito dado por Deus mesmo (segundo uma fé minimamente cristã) de pensar diferente da religião cristã! Jesus, segundo os evangelistas, por colocar a vida acima da verdade, foi morto por aqueles que colocavam a verdade acima da vida. E vem Pilatos e (conforme relata o quarto evangelista), diante daquele homem que ousou desafiar o sistema político dos romanos e o legalismo da religião judaica da época (ou seja pensar diferente da verdade estabelecida, que convinha a alguns), faz a pergunta mais cínica da história: "Que é a verdade?" Ah, me poupe!

4 - Deus precisa se justificar diante de teorias humanas com teorias humanas (!).
O ateu é entregue à morte por Deus por optar pela teoria “humana”, “satânica”, “mentirosa”, “fatalista”, “dos homens sem fé”, “tendenciosa”, “positivista”, etc, etc, etc. da evolução das espécies. Ora, que eu saiba, quem sempre produziu e articulou, e produz e articula ainda, qualquer discurso sobre a criação foram e são somente os seres humanos. Seres humanos que, valendo-se da univocidade de acesso ao Sagrado, um sem-número de vezes agiram e agem (mesmo na Bíblia) de forma satânica, mentirosa, fatalista, de homens sem fé, tendenciosa, positivista, etc, etc, etc. A idéia da criação é exatamente isso, uma idéia, coisa da cabeça de gente, idéia inclusive bastante fácil de elaborar, pois se é da natureza humana criar e esmerar-se para criar sempre melhor, é lógico que a natureza, que é algo esplendoroso, incomparável, só poderia ser interpretada pela utilização do mesmo raciocínio: algo maravilhoso assim só poderia ser criado por alguém que é pessoa como eu, porque só pessoas são capazes de criar. Se Deus é Deus, como o cristianismo diz que é, não me parece que ele precise se incomodar tanto com o livre exercício do pensar por parte dos seres humanos. Afinal de contas, (supõe-se) Ele os criou para isso mesmo, para passar a vida toda tentando entender o que é o universo. "Cada cabeça, uma sentença". Portanto, cada pessoa uma idéia, cada idéia uma teoria. E se Deus for se incomodar com isso, ele estará contradizendo a sua própria criação. Mas o problema não está em Deus, mas nos seres humanos, evolucionistas ou criacionistas, estes, talvez, pior do que aqueles, porque querem definir o sagrado indefinível em que dizem acreditar. Alguns evolucionistas, em todo caso, nem acreditam em Deus mesmo... Jesus – segundo as palavras atribuídas a ele pelos evangelistas sinóticos, especificamente Mateus – é o melhor exemplo de alguém que não tenta justificar Deus com teorias humanas: referindo-se à interpretação da lei do Pentateuco, ele teve a coragem de dizer que a sua interpretação da lei não era a dos antigos, a dos fariseus ou tampouco uma interpretação autorizada pelo próprio Deus em pessoa. Parafraseando Jesus em Mateus: "O que eu digo a respeito da lei, meus caros, SOU EU MESMO QUE DIGO!"

Bem, acho que já deu para sentir que o ateu mesmo é você, não? Pelo menos em relação ao Deus do Jesus do NT, no qual você, paradoxalmente, diz crer. Cuidado com o urso!

Nenhum comentário: